terça-feira, 15 de março de 2011

15 de Março

Caminhando para o final da temporada!
Nestes três últimos dias, três dos nossos navios já se foram para iniciar a temporada da Europa. Logo mais este em que estou também se vai dia 25, daí só restará um até final de maio.
Em clima de fim, a operação já ressentida destes duros meses de trabalho com uma incansável e faminta reunião de passageiros, os navios fizeram na medida do possível uma boa temporada.
Na galley se nota o cansaço, a necessidade de mudança e o cuidado para que os dois últimos cruzeiros sejam a contento. Produtos já em escassez, pois não há mais compras para esta temporada, só a do último dia para a travessia até a Europa, a atenção e a tensão não são poucas.
Os chefes dando duro para controlar os pedidos de produtos dos setores e dos estoques, nada pode terminar antes do último dia.
As cabeças já estão na nova temporada, novo cardápio, novo treinamento que durará o tempo exato da travessia 11 dias, depois tudo começa de novo, novos mas iguais de famintos e insaciáveis passageiros, o itinerário muda as paisagens também, mas o trabalho é o mesmo.
Eu aprontando o relatório final de toda a temporada de todos os navios, mais as minhas sugestões de novos menus para a nova temporada do Brasil. Trabalhão que na maioria das vezes é sem importância, sem valor, pois ou ninguém lê ou ninguém se interessa e tudo segue como sempre foi ou é igual só muda o ano. Por isso, na minha modesta opinião que as reclamações se repetem os descontentamentos também.
Com a multiplicidade de cargos e funções com metas astronômicas quanto a ganhos e budgets cada dia, mais justos e curtos, a visão generalizada e o estressante dia–a-dia, deixaram-se completamente de lado os pequenos detalhes que fazem tanta diferença, principalmente no que se trata do ramo de prestação de serviços, como é o caso em questão.
Uma cama bem feita com lençóis bem passados e cheirosos, um mimo na hora de dormir com uma cama já aberta e um docinho de boa noite, são coisas que já não existem mais.
Por vezes se nota por iniciativa do servidor, uma escultura de toalha de banho para agradar o cliente, que por mais cafona que seja, traz o conforto de estar sendo tratado com deferência.
Acima de tudo a principal personagem é o CUSTO somada à seu companheiro fiel o LUCRO, depois vêm clientes, tipo de serviço dentre tantos outros detalhes.
Não é nada de pessimismo ou depressão de final, de cansaço é simplesmente a constatação de que passa ano sai ano, pouca coisa muda e não é só aqui, nos hotéis ditos cinco estrelas também há esta falta de detalhes, um cama king size com lençóis de cama de casal que se movem e lutam com você enquanto dorme, de serviços que custam uma fortuna para os padrões internacionais e que oferecem tão pouco.......
E daí vem agora à moda da hotelaria e serviços de Luxo, lindo, mas para mim nada mais é do que fazer o que se deveria, ou melhor o que se fazia a muito tempo atrás, que é cuidar de todos os detalhes, daqueles mínimos que não  custam “nada”, mas que agora passarão a custar fortunas para os afortunados.

Como vai a sua realidade é igual ou parecida.....
Beijinhos TT

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