sábado, 26 de fevereiro de 2011

26 de Fevereiro

Ainda no mesmo navio, estamos quase no fim do segundo cruzeiro mini temático, imaginem a Marejada Festa da Cozinha Portuguesa em Itajaí mais o Corinthians e ainda a Octoberfest.
Conseguimos sobreviver entre o povo da Octoberfest, os Corinthianos, mais os da Marejada, todos juntos até ontem.
O consumo de comida bateu o recorde, estivemos com uma produção de comida do tamanho do Everest, bebida então nem se fala. Pratos alemães, doces portugueses, chope para todos os lados, gente para todos os lados, a piscina mais parecia o piscinão de Ramos, bandas regionais das duas festas juntas, cantora de Fado cantando de um lado, banda da Bavária tocando marchinhas alemãs do outro, enfim um pouco de tudo, ainda bem que deu tudo certo e amanhã finaliza quase tudo, vão quase todos embora, entram os novos, mas restam alguns passageiros que ficam ate Itajaí na segunda feira.
Tudo ok mais haja trabalho extra.
Eu amanhã vou para outro navio, lá haverá o cruzeiro do Bolshoi Balé junto com um Tenor, pelo menos deve ser mais civilizado creio, pois o publico deve ser outro afinal quem gosta de fank e samba, creio que não se interesse por musica clássica e balé, assim espero pelo menos uma folguinha.
Vou pedir para o Santo Expedito, o asanto das causas impossiveis para que isto ocorra.
Depois conto! Beijos TT

domingo, 20 de fevereiro de 2011

20 de Fevereiro

Esta semana não mudo de navio, teremos dois minis cruzeiros com nada mais nada menos que a Octoberfest a bordo junto com um grupo de Corinthianos, no primeiro mini cruzeiro e no outro a Bierfest com a Marejada no segundo, belo panorama!
Ok! Hoje não quero falar de muita cerveja e muita comida, o que com toda a certeza será a realidade destes cruzeiros, quero contar um pouco da realidade daqui de dentro da Galley, cozinha.
Neste navio como nos outros dependendo do tamanho temos um numero considerável de pessoas que vem para produzir a comida que será servida a bordo. Estes de diferentes nacionalidades principalmente advindos da Ásia, filipinos, indonésios, indianos, que saem de seus países e casas para ganhar a vida trabalhando embarcados em navios geralmente de 5 a 8 meses de um trabalho bastante estressante e duro, no meio de um ambiente de temperatura bem hostil (+- uns 36 a 38 graus para mais) em pé de lá para cá subindo e descendo escadas, á frente de “panela” que se poderia dormir dentro devido ao seu tamanho, com um volume de trabalho e stress diretamente proporcional ao numero de horas de serviço, o que gira em torno de umas 14 a 16 horas diárias. Sim oferecemos comida nas 24 horas do dia, portanto trabalhamos direto para que isto ocorra.
Aqui não há dias de folgas, sair para uma cervejinha com os amigos no bar da esquina, dentre outras formas de relaxar e distrair a cabeça e o cansaço. Nas poucas horas em que há no meio desta louca operação, uns vão dormir, outros vão ao crew bar tomar uma cervejinha, outros falar com a família pela internet, mas o que há de comum nisto é que tudo ocorre após o serviço do jantar para a maioria, ou seja lá pela 00h30, ou para outros quando deixa o seu turno de trabalho pela manhã, para os que trabalham a noite toda, por volta das 11h00.
Quando há festas para os crew, sim temos festas no crew bar, estas só começam após a 00hh00 e vão até as 03h00, pois todos têm que descansar um pouco para estar de volta ao trabalho para a maioria às 8h00, mas para alguns as 05h30 por causa dos preparos para o café da manhã.
A maioria está aqui porque não haver um trabalho em terra, na sua terra, que lhe pague o que recebe aqui no navio. Longe de casa ganhando o sustento da família, nem vem a cor do dinheiro, pois na maioria das vezes este vai direto pelo banco para suas famílias, restando para ele só mínimo para pagarem alguma coisa aqui.
Quase em todos os navios espalhados pelo mundo, a brigada da cozinha é praticamente asiática, salvo algumas exceções, os salários infelizmente são os menores de toda a tripulação, uma verdadeira falta, pois são os que mais trabalham e menos regalias tem.  Da para imaginar, são os menores salários e mesmo assim são mais atrativos que estar em terra trabalhando, duro não é mesmo.
Tenho muito orgulho de “meus” meninos, de fazer parte deste grupo que com alegria todos os dias enfrentam uma super tarefa de alimentar a todos os que aqui estão passageiros e tripulantes.
“Tiro o meu chapéu para eles”, são grandes como poucos, pois tem a fortaleza de gigantes mesmo às vezes tendo menos que um metro e meio. Viva a Crew Galley!
P.S. Estou aqui na sala do chef onde fico em cada navio em que vou e atrás de mim tem o setor de lavagem dos pratos do restaurante, bem, há os dois meninos que enquanto lavam os pratos estão sorrindo e conversando, se divertem não sei com o que, creio que com tudo.
Beijinhos TT

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

16 de Fevereiro
Como sempre estou em outro navio desde o dia 13, e as coisas seguem bem tranqüilas, graças a Deus!
Com um novo capitão desde dia 13, o mais novo capitão da companhia e de idade, tem só 39 anos de origem polonesa, foi promovido a pouco, é muito simpático e alegre como sempre foi quando era staff captain.
Os passageiros no geral são bem tranqüilos, temos muitas famílias e grupos, tudo está mais tranqüilo.
Neste cruzeiro temos a presença de um tenor que fez um lindo show na noite do Valentine’s Day, e segue ate amanhã conosco.
No mais hoje é dia de Montevidéu no Uruguai, todos foram para a rua passear, os serviços estarão calmos até as 15h00 penso.
Ontem fiz pastel de nata para todos, realmente todos, fiz 100 unidades e distribui para todos os oficiais e chefes de departamento. À noite na apresentação do comandante, todos inclusive o comandante vieram dizer como sou má, pois não houve ninguém que não tivesse comido pelo menos 2 pastéis cada um. Todos supostamente de dieta!
Que posso fazer logo que chego me pedem para fazer e depois que comem, dizem que irão engordar por minha causa!
O capitão mesmo que já em gordinho, me disse que cometi um crime com ele, mas logo depois me perguntou se vou ficar mais tempo, pois gostaria de comer na próxima semana mais pastéis de nata.
A verdade é que aqui nos navios o Pastel de Nata é a preferência internacional, seguido do Quindim, independe de onde o fulano é adora comer os dois.
É tanto assim que no livro que escrevi, um romance sobre a vida a bordo se chama DIARIO DE BORDO, QUINDINS E PASTÉIS DE NATA.
A propósito se alguém souber de alguma editora que eu possa tentar editar o meu livro agradeço.
Beijinhos TT

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro
Valentine’s Day!
Em clima de dia dos namorados aqui no navio.
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
Bem Feliz dia dos namorados para quem tem e para quem não tem é um ótimo dia para arrumar um e comemorar outra vez dia 12 de junho.
Beijinhos TT

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

07 de Fevereiro
Desde ontem em outro navio como sempre!
Estou no cruzeiro do grupo Chiclete com Banana, que se apresentará amanhã quando passamos à noite em Salvador. O show será amanhã, mas os passageiros desde ontem tem feito shows diários por aqui, a bebedeira é tanta que varias ocorrências tem sido feitas, desde atirar bebida nos outros passageiros como outras cositas mais como drogas. Como sempre digo é uma pena não ternada mais poético e romântico para contar.
No mais o serviço da galley segue normal a comida sendo preparadas, as reuniões ocorrendo, os controles, tudo necessário para se manter tudo dentro do programado.
Faz uma semana atrás andei xeretando o site de outras companhias marítimas para ver o que fazem de diferente. Posso afirmar que são poucas as que têm algo de distinto, os passageiro talvez, os comportamentos pode até ser se houver menos bebidas na cachola, o formato do serviço sim neste quesito acredita-se que poderemos ter varias diferenças.
Uma companhia visitada faz um cruzeiro de volta ao mundo, sim faz um giro ao redor do mundo e leva 114 dias para isto. Imaginem o que deve ser 114 unidades de café da manhã, almoço e jantar, com diferentes menus a cada dia e agradando os mesmos passageiros nestes 114 dias. É deveras um enorme desafio!
O cruzeiro custa em torno de 16.000 libras esterlinas a cabine mais barata, o que multiplicado ao cambio de hoje de 1 libra esterlina = 2,70139143 reais, gera R$ 43.222,26 dividido por 3meses = R$ 14.407,42 por mês, dividido por média de 30 dias R$480,25 por dia com acomodação e comidas, o que não é nada caro para estar quase 3 meses dentro de um navio passeando pelo mundo, comendo e se divertindo. Em muitos hotéis e resorts daqui de nosso país o custo é bem maior que este.
Comentário a parte, todos por aqui, os estrangeiros que trabalham dizem estar a cada dia mais assustados como as coisas são caras aqui no Brasil. O que pensam disto!
Bem voltando, como gostaria muito de ver como são os cardápios e serviços, na verdade gostaria de ver tudo, pois entreter, servir bem, alimentar com estilo a passageiros que moram como os tripulantes por 3 meses, não deve ser nada fácil, é no mínimo muito interessante um belo aprendizado.
Beijinhos TT